Secretário da Sedam deverá estar presente à próxima reunião da Comissão

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), no plenarinho 1 da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado estadual Jean Oliveira (MDB) e com a presença também de José Lebrão (MDB), Chiquinho da Emater (PSB), Geraldo da Rondônia (PSC), Cirone Deiró (PP) e Edson Martins (MDB), além de Anderson Pereira (PROS). 

Jean falou sobre as atribuições da Comissão, pontuando a questão da nova atualização do Zoneamento Socioeconômico, o número de barragens em Rondônia e as questões ligadas ao licenciamento ambiental, por exemplo. 

Ele justificou que a Comissão havia convidado o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para comparecer à reunião, mas em razão de um compromisso anterior, ele não pode estar presente, adiando o encontro para a próxima reunião. 

Chiquinho da Emater aproveitou para alertar que o setor produtivo precisa de ações urgentes, para evitar a paralisia de segmentos como a piscicultura e a cafeicultura. 

"Produtores de peixe não conseguem licenças, o café irrigado enfrenta barreiras. O produtor precisa de liberdade para trabalhar, para produzir e gerar emprego e renda", disse ele, acrescentando que o Ibama não respeita o trabalhador rural. 

Lebrão completou que o Ibama trata os produtores rurais como criminosos, desrespeitando a quem trabalha para produzir alimento. "É inaceitável e abusiva a ação do Ibama e de outros órgãos ambientais, contra quem trabalha e precisamos defender o produtor rural".

Texto: Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE

Foto: Marcos Figueira